Para iniciarmos o nosso papo vamos a definição do que é diabetes gestacional:
O diabetes mellitus gestacional é um tipo de intolerância a carboidratos (açúcares) de intensidade variável, que se inicia durante a gestação atual, sem ter diagnóstico de diabetes anterior.
Se caracteriza por níveis elevados de açúcar no sangue. Glicemia de jejum que é feita como exame de rotina.
É uma condição metabólica que merece atenção e cuidado, pois, representa perigo para a gestante e para o bebê, além de ser um importantíssimo fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica para essa mulher após o parto.
Quais as taxas de glicemia que são consideradas diabetes na gravidez?
Segundo a Associação Americana de Diabetes (ADA, 2019), são:
• Glicemia de jejum menor que 95 mg/dL;
• Glicemia pós-prandial de 1 hora menor 140 mg/dL;
• Glicemia pós-prandial de 2 horas menor 120 mg/dL.
Agora que já aprendemos o que é a diabetes, vamos falar sobre a importância do acompanhamento nutricional para gestantes com diabetes gestacional.
A gestação é um momento que mexe com toda a parte hormonal da mulher e com isso fica muito mais predisposto ao diabetes, você sabe come prevenir ou controlar?
O número de casos tem aumentado basicamente por 2 motivos
1 – engravidar com o estado nutricional já prejudicado (sobrepeso ou obesidade);
2 – manter os hábitos alimentares errados.
Então se você quer se proteger contra esta e outras patologias que geram risco a sua saúde e do bebê, O MAIS IMPORTANTE é focar na alimentação saudável em todas as refeições.
A sua alimentação precisa ser nutritiva, ricas em nutrientes. E onde encontramos isso?
Nos alimentos in-natura (verduras, legumes, leguminosas, castanhas, cereais e integrais) ou pouco processados, pois no processo de digestão esses nutrientes serão aproveitados lentamente, sem picos e quedas bruscas da insulina (hormônio que leva o açúcar para as células, para ser transformado em energia).Desta forma você sentirá saciedade por mais tempo, com mais energia para realizar suas atividades do dia a dia, controlando o seu peso e do seu bebê, oferecendo mais nutrientes para ele, além de conseguir controlar ou evitar o quadro de diabetes e outras patologias ou até mesmo intercorrências no parto.
Nos alimentos industrializados e processados NÃO encontramos esses nutrientes, apenas calorias vazias.
Em resumo, é necessário que você gestante tenha uma alimentação de verdade, comer comida de verdade, principalmente em casos de diabetes gestacional.
O que não pode faltar na sua alimentação:
Verduras e legumes de todos os tipos e cores: castanhas, leguminosas, cereais integrais, temperos naturais, carnes vermelhas, peixe, frango.
As porções são individualizadas, de acordo com a sua necessidade calórica, por isso é indicado que você procure orientação de um nutricionista.
Outras recomendações:
- Tome muita água;
- Mastigue muito bem, coma com calma em um ambiente bom.
- Escute musicas, medite, faça yoga.... tudo isso ira te ajudar nessa fase!
- Uma coisa muito importante é não pular refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia, oque ajudará e muito com os enjoos.
- Consulte seu obstetra se você pode praticar exercícios.
Nayla de Souza Franco Barbieri, 37 anos, casada, 1 filho, natural de Ilha Solteira, formada em Nutrição há 13 pela Unifev- votuporanga-SP, pós graduada em UAN (Votuporanga – SP), Alimentos Funcionais, Fitoterapia e suplementação (Famerp – Rio Preto), mentoria Materno-Infantil(on-line), Curso para Gestantes (on-line), Coaching Nutricional Infantil (on-line), sempre participa de Cursos e Congresso de atualização.
Reside e atua profissionalmente em Jaboticabal há 1 ano.
Agende sua consulta através do telefone:
16 99744-0062