Fotografar a criança desde seus primeiros meses é um hábito a muito tempo, começou com nossos pais, com aquela máquina de filme de 36 poses, era uma foto por mês e quando revelava colocava escrito a caneta atrás da foto o nome da criança e o mês em que ela estava.Tinha também fotos dos mais diversos momentos, quem não tem uma foto enrolada na toalha ou fazendo aquela arte?
Essa sou eu antecipando a hora dos doces,pega em flagrante! rsrsrrs
Quando vejo minhas fotos de infância,relembro a casa onde morei, meus brinquedos, animais de estimação, móveis preferidos e as coisas que eu gostava de fazer.
Minha irmã Karla e Eu com nossos brinquedos Favoritos!
A fotografia é isso, é nos levar a reviver tudo aquilo que para nós é importante, ela nos emociona, nos toca, nos leva a lugares aonde já estivemos e até mesmo onde queremos estar.Quando fotografamos nossos filhos, se torna um presente futuro para eles! Sim um presente! Oferecemos a eles a oportunidade de ter em mãos sua história, ver como eram seus sorrisos e gostos, gestos, e como nos sentíamos felizes por ele estar ali, a diferença que ele fez em nossa vida, e quando eles tiverem seus filhos poderão mostrar como foi a infância deles.Com o passar do tempo e a tecnologia chegando, a modernidade também chegou na fotografia, a máquina fotográfica digital chegou e muitas famílias começaram a ter suas fotos somente em computadores ou cds, oque dificulta o acesso rápido as fotos (pelo fato de precisar ligar computador...) e facilita a perca do arquivo, já que está vulnerável a problemas técnicos no computador, cd riscar, dentre outros.....Não quero com isso dizer que a fotografia digital é um erro, jamais, ela facilita o envio das fotos para pessoas da família que estão distantes, permite ser colocada em sites..... mas quero dizer que ela não deve substituir a fotografia impressa, mas sim estar em conjunto com a revelação, você tem arquivo digital, que serve para publicação, envio a parentes, mas tem principalmente o arquivo revelado, guardado em álbum, como um livro de histórias.Outra coisa que mudou bastante foi a forma de fotografar os filhos, os estúdios fotográficos começaram a oferecer diversos cenários infantil, são vários temas para cada mês da criança, com móveis e apetrechos. Com isso perdeu-se um pouco da fotografia emotiva familiar.Não quero com isso dizer que está errado, são fotografias totalmente diferentes, com objetivos diferentes, quero dizer que hoje busca-se tanto mostrar a beleza do filho e algumas coisas ficam para trás.Já trabalhei com estúdio e cenários, rendem fotos lindas, mas hoje trago uma proposta diferente, que seria resgatar nossas emoções e memórias o nosso dia a dia, livres, apenas revelando nossa intimidade e jeito de ser. Acredito que isso é oque realmente faz a diferença em nossas vidas.
O Casal Luciana e Ruan registrando os primeiros vinte dias do Vicente.
As fotos acima foram feitas no apartamento da família, o ensaio consiste em mostrar a chegada do bebê ao lar e o sentimentos do casal por agora poderem ter o filho nos braços.
Karla e Rodrigo curtindo o banho da Melyssa.
A ideia de documentar a hora do banho é trazer recordação do toque, do olhar e cuidados, um momento de intimidade e diversão da família.
Liz - Ensaio PiqueniqueA ideia da ensaio piquenique é mostrar a introdução alimentar e os primeiros gestos independentes da criança.Quem não gosta de ver aquele sorriso lambuzado depois do papá?
Juliane e Heitor
A idéia desse ensaio é registrar a intimidade entre mãe e filho, o sublime momento de amamentar que tanto deixa saudades. O toque, olhar e carinho do bebê, é emocionante fazer esse ensaio.
Liz 4 meses
Esse ensaio permite mostrar o crescimento do bebê, quando começa a aprender a sentar,ficar de bruço e começa a sorrir bastante, é feito em casa ou em área verde, a criança é estimulada a brincar.
Ensaios de família.
Em casa, ou área verde, parques....... Ensaios de família tem por essência mostrar o dia a dia, diversões e a intimidade da família.
Minha intenção com esse artigo é resgatar a importância da fotografia na família,mostrar o quão belo e importante é ter registrado nossa história como de fato ela é.Muitos dizem, ah mais eu faço fotos no dia a dia, NÃO É A MESMA COISA!Nossas fotos tiradas de celulares não deixam de ser importantes, mas quando contratamos um profissional qualificado, podemos nos entregar ao momento e ele será capaz de captar a nossa essência.Existem muitos outros ensaios que podemos fazer de registro de nossa história, coloquei apenas esse para que possamos refletir quais memórias estamos deixando aos nossos filhos e quão importante é valorizar nossas rotinas.A vida passa tão depressa, os filhos crescem, a vida muda, a fotografia é a unica capaz de nos fazer voltar ao tempo.Por:Katia Santana F. RoqueConta pra mim oque achou desse artigo?